Algumas crianças apresentam quadros neurológicos que dificultam a organização dos estímulos ambientais, o que gera respostas incoerentes e inadequadas. A terapia Ocupacional na Integração Sensorial realiza um importante trabalho na reabilitação desses pacientes, contribuindo no foco e  na coordenação de fatores internos e externos para uma forma de agir mais funcional e saudável. Saiba mais sobre o processo a seguir!

O que é a Integração Sensorial?

Integração sensorial é um processo neurológico, que realiza a organização dos estímulos e sensações vindos do corpo e do meio externo. Ele permite que o corpo utilize o ambiente mais eficaz, baseando-se na percepção, organização e interpretação das informações.

Destacamos que a integração sensorial contribui na regulação emocional, na comunicação, na organização do comportamento e espaço e no cumprimento de atividades práticas, que exigem cognição.

O método foi desenvolvido pela terapeuta ocupacional Dra. Jean Ayres, com base em evidências, tendo o enfoque em promover a organização das sensações do corpo com os estímulos ambientais, além de oferecer condições para a execução de ações motoras, cognitivas e comportamentais de forma adequada. Ela permite estabelecer foco, com a adaptação das informações recebidas e o direcionamento da atenção para o que é relevante.

Quais são as indicações da Terapia Ocupacional na Integração Sensorial?

A terapia Ocupacional da Integração Sensorial é recomendada para crianças com disfunções de processamento sensorial e dificuldade na realização da práxis. Ela é eficaz, por exemplo, para auxiliar crianças do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor, Síndrome de Down, Transtorno do Espectro Autista.

A Integração sensorial também pode ajudar crianças com seletividade alimentar, que apresentam dificuldades em desempenhar tarefas cotidianas, que têm dificuldades nas atividades escolares, que se incomodam com o som de gritos no recreio ou que apresentam características desastradas.

Como são as sessões de Integração sensorial da Neurologic?

Os pacientes passam por uma avaliação criteriosa pelo profissional qualificado para a identificação das potencialidades e dificuldades do paciente. O projeto terapêutico é definido junto a família, em uma abordagem singular e que contempla os pontos críticos a serem melhorados. Os atendimentos são realizados pelo terapeuta ocupacional, no espaço projetado para atender as necessidades da criança e o alcance de metas.

A Terapia Ocupacional na Integração Sensorial promove ganho de qualidade de vida e contribui para que o paciente tenha condições de se inserir em espaços produtivos e de aprendizagem. Ela trabalha em uma abordagem de acolhimento do sujeito e com intervenções baseadas no cuidado, contribuindo na reabilitação do sujeito. Entre em contato e agende uma avaliação para o seu filho!

imagem que representa a logomarca do whatsapp